sexta-feira, 1 de junho de 2018

Um pouco de movimento não faz mal a ninguém!


Levante-se!

Um pouco de movimento não faz mal a ninguém! Aliás, faz é muito bem. Estudo realizado por pesquisadores da USP e da Universidade Federal de Pelotas conclui que se o tempo passado sentado fosse reduzido haveria maior longevidade. “No limite, reduzindo o tempo sentado em até 3 horas por dia, seriam evitadas 4% de mortes. Entretanto, reduções mais singelas já repercutiriam em grandes ganhos em saúde pública. Por exemplo, reduzindo em 2 horas/dia o tempo que ficamos sentados seriam evitadas 2% das mortes; se for uma redução de 1 hora/dia, teríamos 1,2% a menos de mortes”, aponta o educador físico Leandro Fórnias Machado de Rezende, da Faculdade de Medicina (FMUSP).

Mas, afinal, por que permanecer por muito tempo sentado eleva o risco de morte? Rezende explica que uma das respostas tem que ver com o fato de que a expressão de óxido nítrico do organismo diminui. Traduzindo, isso significa que podem ocorrer alterações cardiovasculares porque o óxido nítrico está relacionado a funções celulares. “Ocorre também a diminuição da ativação de uma enzima, a lipase lipoproteica, que é importante no metabolismo oxidativo, no controle de triglicérides, colesterol e outros fatores de risco metabólicos”, explica o doutorando do Departamento de Medicina Preventiva da FMUSP.

O jeito, então, é se mexer. Mas se seu trabalho o leva a ficar muito tempo sentado, tente se levantar de hora em hora, pelo menos; fazer uma breve caminhada, buscar água ou ir ao banheiro.

Já se você tem mais tempo livre, aproveite para se exercitar. Troque os momentos no sofá por momentos que exigem movimento. Seu corpo, quer dizer, sua vida agradece.

Texto e imagem reproduzidos do site: revistavidaesaude.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário