Foto: Anne Pacheco
Publicado originalmente no site Comunicação VIP, em 23 de julho de 2018
Vovôs escolheram permanecer na ativa
Sabe aquela ideia de que depois dos 60 anos é hora de
pendurar as chuteiras para cuidar dos netinhos? Há muito não se pensa assim.
Com o aumento da expectativa de vida dos brasileiros para 75,8 anos, pessoas
acima de 60 anos continuam na ativa por mais tempo e mostram disposição para o
trabalho e a família. No Brasil, essa população é de mais de 30,2 milhões,
segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad) de 2017,
e os vovôs têm um dia só deles, 26 de julho, para receberem homenagens de toda
a família e da sociedade pela experiência de vida e dedicação.
Diante da representatividade e do aumento da expectativa de
vida dessa população, a Cencosud Brasil, quarta maior supermercadista do país –
grupo ao qual pertence o GBarbosa e Mercantil Rodrigues – adotou a qualidade de
vida na terceira idade como seu compromisso social. Por meio do programa
Talentos Experientes a companhia incentiva a contratação de profissionais acima
de 50 anos. “Com a contratação de talentos sêniores, queremos valorizar a
experiência de vida destas pessoas e contribuir com mais qualidade de vida”,
afirmou Fábio Oliveira, gerente de Responsabilidade Social da Cencosud Brasil.
Para se ter ideia, quase 12,58% dos colaboradores da Cencosud Brasil têm mais
de 50 anos de idade. Desde o lançamento do Talentos Experientes, foram
contratadas 126 pessoas desta faixa etária. “Eles se destacam por serem
dedicados, mais maduros e muito atenciosos com os clientes”, acrescenta Auda
Farias, gerente de RH do GBarbosa, Perini e Mercantil.
Márcia Cristina é uma avó realizada profissionalmente
Um exemplo é a Coordenadora de Prevenção de Perdas do
GBarbosa, Marcia Figueiroa, que tem 50 anos e há 29 trabalha na empresa. Há um
ano e cinco meses ela ganhou seu primeiro netinho, Lucas Gabriel, e está
radiante. “Ser avó é vivenciar a plenitude do amor, poder construir uma nova
história de companheirismo e dedicação extrema. Compartilhar com os pais a
educação dele”, expressou com emoção. Para quem tem uma rotina que inicia às
5h30 da manhã, Marcia diz que concilia toda a rotina doméstica e profissional,
sem dispensar o momento de brincar e passear com o mais novo integrante da
família.
“Ao final do expediente retorno para casa e preservo meu
horário pra conversar com a família, dividir tarefas e brincar com meu neto”,
conta a jovem vovó, que também é mãe de um adolescente de 16 anos.
Vovôs com poder de compra
Com mais anos de vida pela frente e poder de comprar que
deve superar os R$ 30 trilhões em todo o mundo em 2020, de acordo com relatório
Consumer Generations, divulgado pela Tetra Pak, as empresas e marcas também
estão mais atentas ao público sênior. O estudo aponta que no Brasil os idosos
tinham 11% da renda do país, na última década e, nos próximos quatro anos, a
expectativa é que passem a ter 16%. Outro dado relevante é que, na hora de escolher
alimentos e bebidas, 88% das pessoas acima de 60 anos disseram priorizar a
“qualidade do produto” como fator decisivo para a compra e 59% afirmaram que
pagariam mais caro, desde que tivessem mais qualidade. A pesquisa entrevistou
mais de 40 mil pessoas, de 27 países, incluindo o Brasil.
Outro estudo sobre hábito de consumo dos vovôs, realizado
pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC), apontou que dentre os
mais de 400 participantes da pesquisa 86,4% deles afirmaram ser os responsáveis
pelo controle das finanças e decidirem na hora da compra. Ao abastecer a
dispensa, 55% deles afirmaram ir a redes de supermercados, semanalmente, sendo
que 62% deles fazem a compra sempre no mesmo local.
No GBarbosa da Francisco Porto, por exemplo, os clientes acima
de 60 anos representam cerca de 60% do fluxo diário de pessoas na loja. Para
atender melhor a todos os consumidores e, particularmente, os idosos, a loja
foi reformada, ganhando corredores mais largos, iluminação de LED, mais caixas
preferenciais, bancos para descanso, jornais para uma leitura rápida e até
cafezinho, além de uma variedade de produtos no setor de hortifrúti e na seção
Mundo Saudável.
Texto e imagens reproduzidos do site: comunicacaovip.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário