segunda-feira, 11 de novembro de 2019

XIV Fórum da Longevidade


Publicado originalmente no site da FOLHA DE S. PAULO, em 04/11/2019 

Evento reúne no dia 12 de novembro especialistas de várias áreas para uma abordagem positiva sobre o envelhecimento

Uma vida longa e com qualidade depende de uma mudança de atitude de cada um de nós e da sociedade para enxergar o lado bom de envelhecer. Afinal, viver mais é uma oportunidade de aprender mais e sempre. A "Aprendizagem ao longo da vida" é o tema do XIV Fórum da Longevidade, evento que será realizado pelo Grupo Bradesco Seguros no próximo dia 12 de novembro, em São Paulo, com transmissão ao vivo pelo portal Viva a Longevidade https://www.vivaalongevidade.com.br/ 

"Uma vida mais longa exige um esforço ainda maior de aprender a aprender. Vivemos não só uma revolução da longevidade, mas uma revolução tecnológica. Tudo está mudando, e precisamos acompanhar essas mudanças", afirma o médico e gerontólogo Alexandre Kalache, consultor do Grupo Bradesco Seguros para assuntos relacionados à longevidade. Desde 2006, o Grupo desenvolve diversas iniciativas que visam difundir para a população a importância do envelhecimento saudável, com qualidade de vida, bem-estar e planejamento financeiro.

O Fórum da Longevidade é um evento anual que reúne especialistas nacionais e internacionais para discutir os impactos da longevidade em todas as suas dimensões, como saúde, trabalho, comportamento e relações pessoais.

No Brasil, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a expectativa de vida ao nascer já alcança 76,2 anos, contra 45,5 em 1940. Nesse ritmo, estima-se que, em 2060, um em cada quatro brasileiros terá mais de 65 anos. Para garantir boas condições para desfrutar desses anos a mais, é necessário ter atenção a quatro pilares:

1- Cuidados com a saúde, com boa alimentação e atividade física;

2- Planejamento financeiro, começando o quanto antes a construir reservas que possibilitem um futuro mais tranquilo nos anos pós-aposentadoria;

3- Manutenção dos relacionamentos pessoais, sejam familiares ou de amizade;

4- Estímulo intelectual, com aprendizagem continuada.

"Precisamos acumular esses quatro capitais para envelhecer bem", comenta Kalache, que fará palestra no evento.

Neste ano, o Fórum é dedicado ao conhecimento, com uma abordagem multidisciplinar. Médicos, filósofos, economistas e educadores vão refletir sobre a importância de termos a cabeça aberta para aprender sempre e em qualquer idade, pois essa postura impulsiona nosso crescimento pessoal e profissional. O especialista em aprendizagem cognitiva e emocional Gil Sant'Anna conduzirá uma dinâmica de mindfulness (prática da atenção plena) com o objetivo de reforçar a importância do equilíbrio para viver melhor.

"O momento atual exige que a gente aprenda em todas as etapas da vida. As formas de aprendizado mudam à medida que vamos envelhecendo, mas temos recursos que a experiência de vida nos deu para continuar aprendendo", diz Alexandre Kalache. E conclui: "o envelhecimento é a grande conquista do século. Em vez de reclamar que estamos envelhecendo, vamos celebrar a vida. Temos duas opções: viver muito ou morrer cedo."

DESTAQUES

Brasileiros 50+

Durante o evento, serão apresentados os resultados da segunda edição da pesquisa Longeratividade, realizada pelo Instituto Locomotiva em parceria com a Bradesco Seguros, com foco no perfil de uma das parcelas da população que mais crescem no país.

Prêmios da Longevidade

O Fórum da Longevidade será palco da cerimônia de premiação dos vencedores dos Prêmios Longevidade Bradesco Seguros, nas categorias Pesquisa, Jornalismo e Histórias de Vida (que, pela primeira vez, inclui fotografias). Este ano marca a nona edição consecutiva dos prêmios, que contou com recorde de inscritos.

Personalidade

Aos 92 anos, Cid Moreira encerrará o evento como Ícone da Longevidade. O apresentador e locutor, que foi a voz do Jornal Nacional durante 27 anos, vai contar à plateia algumas histórias que marcaram sua vida e sua carreira.

A apresentação do Fórum ficará por conta da atriz Cissa Guimarães.


Texto e imagens reproduzidos do site: folha.uol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário